Feliz Aniversário Luiz Rogério Corrêa Augusto

Tempo de leitura: 5 minutos

O Prof. Luiz Rogério Corrêa Augusto, nasceu em santos, em 1955. Filho da Profª Maria Helena Corrêa Augusto e Luiz Augusto. Frequentou o Grupo Escolar Docas de Santos até a antiga 4ª série. Para ingressar no antigo ginásio, prestou concurso de bolsa no Colégio Santista, onde estudou até o final do Ensino Médio, sempre renovando sua bolsa de 100% por mérito. Ainda com 17 anos, ingressou no curso de Engenharia Elétrica na Universidade de Mogi das Cruzes. Já no 2º ano de faculdade, resolveu cursar concomitantemente Licenciatura em Física, e por três anos estudava nos três períodos; manhã, tarde e noite.

Assim que terminou a Licenciatura, já foi convidado a ser professor da própria Universidade onde estava cursando o último ano da Engenharia. Fazia estágio, cursava o 5º ano de engenharia e dava aulas de física. Sua fama de excelente professor de uma disciplina tão famigerada pelos alunos, resultou no convite para professor da Universidade Braz Cubas, Colégio São Marcos, Instituições nas quais ocupou vários cargos além de professor.

Na mesma cidade de Mogi das Cruzes, conheceu sua esposa, Profª Dagmar do Carmo Corrêa Augusto com quem está casado há 36 anos, e formam hoje uma família de 4 filhos, todos “LUIZ”;  Luiz Rogerio Jr., Luiz Gustavo, Luiz Guilherme e Luiz Fernando, mais as netas Júlia e Maria Valentina.

Como sua paixão era estudar e ensinar, também partiu para o mestrado em Astronomia no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP.

Em 1986, foi aprovado em concurso do Centro Paula Souza, onde também atuou como coordenador da disciplina “Física”, tendo participado com louvor de várias Feiras de Ciências como também de edições da SPBC.

Chegou a ministrar 100 aulas semanais!!! Para quem é ou já foi professor, sabe o que isso significa – 18 aulas/de segunda a sexta, mais 10 aulas aos sábados, entre as Universidades Braz Cubas, Universidade de Mogi das Cruzes, Colégio São Marcos, Faculdade Senador Flaquer e ETEC Presidente Vargas.

Em 1978, sua Mãe, Profª Maria Helena, decidiu abrir uma escola de Educação Infantil, em Guarujá – Colégio Adélia Camargo Corrêa, que completou 40 anos. Ele, seu único filho, incentivou-a dando-lhe todo o suporte, principalmente financeiro. Nesses 40 anos, aos poucos a Escola foi crescendo ano a ano, tornando-se a maior da Baixada Santista.

Ao obter autorização para o Ensino Médio, buscou o melhor Sistema de Ensino – ANGLO.

Na década de 80, decidiu então que, da mesma maneira que ele estudou em um Colégio com bolsa de 100%, criou o VESTIBULINHO – concurso de bolsa de estudo para os melhores classificados. Hoje é muito comum em várias Instituições, mas à época o ADÉLIA era o único.

Com a experiência que já tinha do Centro Paula Souza, aos poucos, foi criando os Cursos Técnicos, que formaram excelentes profissionais. Hoje, o Colégio tem autorização para 14 cursos da Educação Profissional tanto presencial quanto à Distância, com a Escola Técnica Adélia e o EADélia

Após assistir a vários desastres ocorridos por ocasião dos famosos trotes aos Calouros, nas Universidades onde lecionava, resolveu mostrar como recepcionar Jovens ingressantes em uma escola e criou um grande evento que até hoje é um sucesso ‘CALOURADA’. Trata-se de uma gincana de cunho sócio-esportivo-cultural, uma disputa entre os cursos, cujos alunos são estimulados principalmente a enxergar o viés social de ajuda ao próximo com a arrecadação de alimentos que eles próprios doam às Instuições mais necessitadas. Houve ano em que doaram 26 toneladas de alimentos, além de fraldas geriátricas e materiais de higiene. Criou-se também a tarefa “doação de sangue”.

E a gincana sempre termina como os adolescentes adoram, uma grande “balada”.

Além da CALOURADA, o Colégio sempre foi amado por suas grandes festas como Festa Das Nações, Festa do Brasil, Festa da Família, Festa Junina, Passeio ciclístico e etc.

E interessante é ver o quanto esses eventos marcaram as vidas de muitos ex-alunos.

Mas, mais prazeroso ainda é receber os filhos de ex-alunos, sinalizando o quanto o Colégio é profissional, mas acima de tudo, HUMANO.

Como o Guarujá, sempre foi conhecido pela prática do Surf, Luiz Rogério decidiu apoiar o esporte adotando os melhores atletas desde que A TRIBUNA criou o campeonato de Surf colegial, tendo sido campeão por 15 vezes em 22 anos e revelado grandes esportistas que correram mundo afora.

Nesses 40 anos de existência, o Colégio formou muitos e muitos alunos com bolsa de estudo por mérito. Além disso, participou do programa VENCE pelo governo do Estado, como também do Pronatec pelo Governo Federal.

Até mesmo participa do PRONATEC VOLUNTÁRIO, oferecendo Educação Profissional gratuita a aproximadamente 100 alunos, os quais jamais teriam condições de frequentar um Colégio particular. Importante observar que muitas das escolas que participaram do projeto enquanto havia remuneração do governo, ao ser lançado o PRONATEC voluntário, esquivaram-se de participar, enquanto Luiz Rogério manteve-se firme em apoiar o sonho de muitos jovens.

No ano em que completou 40 anos, o Colégio conquistou agora a Unidade II em Vicente de Carvalho e está abrindo polos em outros municípios.

O Colégio hoje oferece em torno de 400 empregos diretos.

Como já dito, ele nasceu em Santos, dentro de uma escola, na Rua Rodrigues Alves, onde funcionava o Colégio Santa Cecília, que era de seus pais. O imóvel hoje abriga as ações sociais da Universidade Santa Cecília.

43 de seus 64 anos de idade, dedicados à Educação e sempre ajudando ao próximo.